O governo federal vai lançar um programa para acolhimento de brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade.
Batizada de “Aqui é Brasil”, a iniciativa é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e oferecerá atendimento psicossocial e assistência à saúde. O lançamento ocorrerá na quarta-feira (6), em cerimônia em Brasília.
A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, disse, em uma rede social, que a iniciativa visa a levar “dignidade e cidadania dos brasileiros” repatriados, “com oportunidades de emprego, moradia digna, saúde e outras garantias que só um CPF proporciona”.
Além da pasta, participam do programa os ministérios das Relações Exteriores; do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à fome; da Justiça e Segurança Pública, e da Saúde.
Nesta segunda-feira (4), um voo que traria brasileiros repatriados dos EUA foi cancelado. Segundo o MDHC, uma nova data está em negociação, mas não há voos previstos para esta semana.
- Muçulmanas são vítimas de islamofobia na internet e nas ruas no Brasil
- Cubanos superam venezuelanos em pedidos de refúgio no Brasil em 2025
- Dia Mundial do Refugiado: pedidos de asilo aumentam 11% no Brasil em 2025
- BID anuncia US$ 5,8 bilhões para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
- Polícia confronta indígenas que buscam retomar território no Mato Grosso do Sul
Desde fevereiro, o Brasil recebeu mais de 1,2 mil repatriados em operações organizadas pelo governo federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente dos Estados Unidos.
Fonte: Agência Brasil
