O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça tomou posse nesta terça-feira (25) no cargo de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições.
Desde 2022, Mendonça já atua no tribunal, mas como ministro substituto. Com a saída do ex-presidente Alexandre de Moraes, no mês passado, uma das três cadeiras efetivas destinada a membros do Supremo ficou vaga e foi ocupada por Mendonça.
A cerimônia foi rápida e não contou com discursos, como é praxe nas posses de ministros que já integram o tribunal.
Com a posse, o TSE passa a ser composto pela presidente, ministra Cármen Lúcia, o vice-presidente, Nunes Marques, e os ministros André Mendonça, Raul Araújo (STJ), Maria Isabel Galotti (STJ), Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, ambos oriundos da advocacia.
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça, e dois advogados indicados pelo presidente da República.
- Muçulmanas são vítimas de islamofobia na internet e nas ruas no Brasil
- Denúncias de violência digital contra mulheres aumentam 188% em um ano
- Julgamento do caso Gritzbach é anulado e terá de recomeçar
- Novo acordo com a União reduz dívida do estado do RJ em R$ 40 bilhões
- Caso Gritzbach: viúva de motorista morto durante crime relata dificuldades
Fonte: Agência Brasil
