A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) lamentou a oficialização da cobrança de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. A medida foi assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em nota, a Fiesp lamenta a imposição da tarifa de 50% sobre uma parte das exportações brasileiras para os EUA, “sem razões econômicas que a justifiquem”.
“Acreditamos que o continuado diálogo entre as autoridades dos dois países levará à eliminação da sobretaxa e ao aproveitamento das inúmeras oportunidades em benefício de nossas populações”, diz ainda o comunicado divulgado pela principal entidade representativa das indústrias de São Paulo.
O texto acrescenta que a Fiesp trabalhará junto ao governo pela adoção de medidas eficazes para reduzir os impactos econômicos das tarifas sobre as empresas brasileiras.
- Banco Central mantém redução da Selic e recomenda não reagir a choques de oferta
- Redução de impostos e equilíbrio fiscal são prioridades, aponta CNI
- Brasil registra recorde de passageiros em voos domésticos em 2026
- Programa de incentivo à indústria receberá mais R$ 140 bilhões em 2026
- Confiança dos técnicos impulsiona bons resultados do BNDES, diz Lula
Fonte: Agência Brasil
