O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça presidiu hoje (9), pela primeira vez, a sessão da Segunda Turma da Corte.
Em junho, o ministro foi eleito de forma simbólica para o posto. Mendonça seria o próximo a ocupar a presidência, por ser o membro mais novo do colegiado que ainda não exerceu o comando da turma. A principal atribuição do presidente é decidir os processos que serão julgados.
A Segunda Turma é responsável pelo julgamento de habeas corpus e inquéritos, entre outros processos, como as investigações oriundas da Operação Lava Jato.
No início da sessão, Mendonça recebeu os cumprimentos dos colegas e “registrou sua satisfação e agradecimento pela confiança” na direção dos trabalhos do colegiado.
Além de Mendonça, fazem parte da turma os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Nunes Marques e Ricardo Lewandowski.
- Antes estigmatizado, Pajubá guarda memória da resistência LGBTQIA+
- Justiça do Rio mantém condenação de acusado de matar contraventor
- Tratamento de esgoto beneficiará 270 mil moradores da Baixada Fluminense
- Muçulmanas são vítimas de islamofobia na internet e nas ruas no Brasil
- Denúncias de violência digital contra mulheres aumentam 188% em um ano
André Mendonça tomou posse no Supremo em dezembro do ano passado. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, Mendonça ocupou cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio, que foi empossado em 1990 e aposentado compulsoriamente ao completar 75 anos.
Fonte: Agência Brasil
