O prazo para que os partidos políticos comuniquem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a renúncia aos recursos do Fundo Eleitoral se encerrou ontem (1o), e o Partido Novo foi a única sigla que rejeitou o dinheiro público reservado para financiar a campanha das Eleições 2022.
A legenda informou no último dia do prazo que renunciaria a R$ 87,7 milhões. O Novo tem entre suas bandeiras a mínima dependência de recursos públicos, e já renunciou ao Fundo Eleitoral em outras ocasiões. A quantia agora deve ser redirecionada às demais agremiações.
O TSE tem até 16 de junho para divulgar a quantia exata a que cada partido terá direito, de acordo com os critérios legais. Neste ano, o valor aprovado no Congresso para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, nome oficial do Fundo Eleitoral, é de R$ 4,9 bilhões.
Os recursos devem ser divididos em 2% igualitariamente para cada legenda apta a disputar as eleições e que não tenham renunciado ao dinheiro. Em seguida, o restante deve ser distribuído de acordo com os seguintes critérios:
– 35% são destinados às agremiações que elegeram pelo menos um deputado federal, na proporção dos votos obtidos na última eleição geral;
- Comissão aprova criação de plataforma para aproximar pequenos municípios e universidades
- Vídeo: Em audiência na CCT, governo reforça compromisso com vacinação
- Comissão aprova criação de programa de transporte público entre municípios do interior
- Exposição 'Sonhos Dissidentes' celebra a diversidade e o orgulho LGBTQIA+
- Ancelotti destaca atuação consistente do Brasil e pede cautela para fase eliminatória
– 48% são distribuídos proporcionalmente à representação de cada legenda na Câmara dos Deputados;
– os 15% restantes são divididos entre os partidos com base na proporção da representação no Senado Federal.
Fonte: Agência Brasil
