Será lançada em maio próximo a licitação para a obra de construção de uma ciclovia ao longo da BR-020. Serão mais de 25 km, passando por áreas como Sobradinho, Planaltina e Mestre D’Armas, com investimento previsto de R$ 15 milhões, recursos exclusivamente do GDF. A expectativa é que a ciclovia atenda aos moradores de todas essas regiões que usam a bicicleta como meio de transporte, lazer ou prática esportiva.
A BR-020 ganhará uma terceira faixa e a ciclovia será construída ao lado desta. Toda a estrutura será feita de acordo com o projeto do BRT Norte, previsto para o local e que ligará a cidade de Planaltina ao Terminal da Asa Norte. Os ciclistas gostaram de saber que o projeto da ciclovia – antiga demanda deles – sairá do papel, mas fizeram algumas reivindicações.
“Moro em Planaltina. Vou usar essa ciclovia para ir ao trabalho em Sobradinho, por exemplo. Hoje vou pela rodovia, mas é muito perigoso” – Eduardo Guimarães, presidente da Asciclo
“Eles solicitaram que ao longo da via sejam construídos bicicletários e paraciclos, assim como iluminação por todo o trajeto”, destacou Plínio Fragassi, superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). As solicitações serão analisadas pelo órgão.
“O projeto da ciclovia foi apresentado à Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e aos ciclistas. Estes últimos estão ansiosos pela obra”, disse Fragassi. A reunião em que o projeto da ciclovia foi apresentado pelo DER-DF aconteceu no dia 10 de março.
- Desligamento de energia afetará Ceilândia nesta terça-feira (23)
- Nova gestão fiscal do GDF começa a dar resultados
- CEB IPes e PMDF assinam acordo para combater furto de cabos com inteligência e integração
- GDF na Sua Porta chega ao Plano Piloto com R$ 38 milhões em 21 ações
- Confira as cidades do DF com atendimento presencial na área de energia nesta semana
O presidente da Associação dos Ciclistas de Planaltina e Região (Asciclo), Eduardo Guimarães, que participou da reunião em que o projeto foi apresentado, disse que a obra é uma antiga reivindicação de todos os ciclistas da região. “Moro em Planaltina. Vou usar essa ciclovia para ir ao trabalho em Sobradinho, por exemplo. Hoje vou pela rodovia, mas é muito perigoso”, explicou.
Leia também
Fragassi disse que a construção da ciclovia, além de ser uma reivindicação dos usuários da via, é uma determinação da Lei Distrital nº 5.623, que fala da necessidade de construção de ciclovias ao longo de rodovias.
Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues
Fonte: Agência Brasília


