Os 200 anos de nascimento do imperador Dom Pedro II serão comemorados no Senado em sessão especial. Requerimento com esse objetivo (RQS 921/2025), apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), foi aprovado nesta terça-feira (9) pelo Plenário da Casa. A homenagem deverá ocorrer na terça-feira (16), às 10h, segundo a assessoria do senador.
Nascido em 2 de dezembro de 1825, Dom Pedro II teve uma trajetória que, nas palavras do senador, “se confunde com a própria construção do Brasil enquanto nação”. Girão destacou as conquistas do país nos quase 50 anos de seu reinado e elogiou os princípios éticos do imperador.
“É mais do que rememorar um personagem central da história brasileira; é reconhecer e valorizar princípios atemporais, como a valorização da ciência, o compromisso com a justiça, o respeito às instituições e a busca pelo bem comum”, argumenta o senador no requerimento.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
- Damares presta solidariedade à Venezuela por terremoto
- Vídeo: CDH discutiu fiscalização, financiamento e cuidados em instituições para idosos
- Vídeo: Tratamento da hemofilia melhorou, mas ainda é desigual, segundo debate na CAS
- IFI: próximo presidente da República terá de enfrentar decisões fiscais difíceis
- Vídeo: Senado por Dentro: Ludopatia e jogos de azar
