A Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa começou nesta terça-feira (7), com um público animado que cantou e dançou com música ao vivo. Eles também aproveitaram serviços gratuitos como cortes de cabelo e outros serviços de beleza; emissão de carteira de identidade; atendimentos de saúde, com consultas básicas, vacinação e testes rápidos; orientação jurídica e sobre programas habitacionais; emissão do cartão sênior para transporte público; exercícios físicos; oficinas gastronômicas, entre outras atividades.
O evento segue na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) até quinta-feira (9), das 9h às 17h. A Semana é uma iniciativa da Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da CLDF. “Nós queremos fazer com que a capital federal do Brasil seja a capital do respeito às pessoas idosas. O idoso é um ser humano que merece respeito, e esse respeito passa pelo reconhecimento dos direitos que essa população tem”, disse o procurador especial do Idoso, deputado Chico Vigilante (PT), durante a abertura da Semana.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), também prestigiou o evento. “Envelhecer é uma dádiva de Deus, porque só envelhece quem está vivo, principalmente envelhecer com respeito, pois é o que a gente precisa ter com os nossos idosos”, afirmou.
O envelhecimento saudável foi destacado pela coordenadora de atenção secundária e integração de serviços da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Juliana Soares. “Precisamos parar de tratar doença e começar a promover saúde”, defendeu. Ela anunciou que em breve será lançada uma política distrital que reconhece a necessidade de o DF ter ambulatórios especializados na saúde do idoso, com equipes multiprofissionais.

A Semana é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Social do Comércio (SESC); a Defensoria Pública (DPDF); a Polícia Civil (PCDF); o BRB Mobilidade; a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB); a Secretaria de Saúde (SES-DF); a Subsecretaria de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF); a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB) e do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB).
Fonte: Agência CLDF