- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCLDFResultado do Prêmio Paulo Freire de Educação será divulgado em 10 de...

Resultado do Prêmio Paulo Freire de Educação será divulgado em 10 de outubro

O Diário da Câmara Legislativa publicou nesta quinta-feira (2) a datas do anúncio dos homeageados e da cerimônia de entrega do Prêmio Paulo Freire de Educação (PPFE). Capitaneada pela Comissão de Educação e Cultura da Casa, a premiação, que está em sua 3ª edição, prestigia projetos inovadores que contribuam para incrementar, enriquecer e solucionar desafios do campo educacional. A divulgacão do resultado está marcada para 10 de outubro, e a solenidade de encerramento será no dia 21 do mesmo mês, em solenidade na Praça do Servidor, na parte interna da CLDF. 

Concorrem ao prêmio profissionais de educação, professores, estudantes, familiares de alunos, estudiosos da temática, ativistas e comunidades escolares de forma geral. Os candidatos se destacaram por ações que promovam a gestão escolar democrática, o Plano Distrital de Educação, o direito à educação e/ou projetos político-pedagógicos que impactem os territórios onde as instituições educativas se inserem. 

Os projetos foram inscritos em uma das seguintes temáticas:  

– Educação sobre história e cultura afro-brasileira, indígena e antirracista  

– Promoção da inclusão e diversidade na educação

– Cultura de paz

– Educação ambiental e patrimonial

– Práxis transformadoras nas áreas do conhecimento e na formação continuada

– Proteção da criança e do adolescente  

– Inclusão digital

– Interação entre escola e comunidade 
 

Deputado Gabriel Magno (Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF)

“Mais uma edição esperada por quem acredita, luta e faz a educação acontecer no DF. Vai vai ser lindo, emocionante e transformador. Como a educação deve ser”, comentou o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Gabriel Magno (PT).

Paulo Freire  

Alfabetizador, filósofo, pesquisador, escritor e secretário municipal de educação de São Paulo, Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial. Influenciou o movimento ‘pedagogia crítica’, que entende a educação como meio para as transformações sociais e a emancipação humana.

Recifense, nasceu no ano de 1921 e faleceu em 1997. Entre outras obras publicou a trilogia: “Pedagogia do Oprimido”, “Pedagogia da Esperança” e “Pedagogia da autonomia”.
 

Paulo Freire (Foto: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)

Ao trabalhar com a alfabetização de adultos, desenvolveu uma didática que ensina trabalhadores a ler a partir da realidade em que vivem. Para o educador, a aprendizagem complementa a formação do sujeito como ser humano.

Paulo Freire foi nomeado Doutor Honoris Causa de 28 universidades em vários países e teve suas obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Pela contribuição e importância do trabalho que desenvolveu, em 2011 foi sancionada a lei distrital nº 4.641, que o declara patrono da educação do Distrito Federal. No ano seguinte, também foi reconhecido como patrono da educação brasileira, com a sanção da lei federal nº 12.612.

Conheça os vencedores das edições de 2023 e 2024.

Leia também: 

Exposição na CLDF mostra aplicação do Método Paulo Freire em escola do DF

Fonte: Agência CLDF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -