A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, na sexta-feira (26), um lote de 539 computadores. A medida busca dar mais agilidade às unidades de Atenção Primária em diversas regiões da capital, como Ceilândia, Guará, Águas Claras, Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires e Sol Nascente, entre outras.
“A renovação do parque tecnológico da pasta é fundamental para acompanharmos o mundo cada vez mais digitalizado. Os equipamentos são modernos e têm configurações técnicas adequadas para otimizar a atuação dos servidores e, por consequência, o atendimento à população”, destaca o secretário-executivo de Gestão Administrativa da SES-DF, Valmir Lemos.
O investimento total foi de R$ 1,8 milhão, proveniente de recursos do Ministério da Saúde (MS) e de emenda parlamentar do deputado federal Reginaldo Veras. Ao custo unitário de R$ 3,4 mil, as máquinas contam com softwares padrão da SES-DF, incluindo editor de texto, planilha eletrônica e leitor de arquivos em PDF. O destaque é o armazenamento do tipo SSD, característica que garante maior velocidade no funcionamento.
Ao todo, a pasta dispõe de um parque de 14 mil máquinas distribuídas entre unidades básicas de saúde (UBSs), hospitais regionais, vigilância sanitária, administração central, laboratórios e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF). Cerca de 30% desse total, o equivalente a 4 mil computadores, está em processo de substituição.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)