- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCLDFPresidente da CEB, Edison Garcia recebe título de cidadão honorário de Brasília

Presidente da CEB, Edison Garcia recebe título de cidadão honorário de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), senhor Edison Antônio Costa Britto Garcia. A iniciativa partiu do deputado Iolando (MDB), que exaltou a atuação do executivo durante o processo de privatização da companhia. A cerimônia também contou com a presença dos deputados Pepa (PP) e Rogério Morro da Cruz (PRD), entre outras autoridades, familiares e amigos. Realizada nesta terça-feira (16), a sessão solene foi marcada por um clima de alegria, amizade e grande estima em relação ao homenageado.

O deputado Iolando ressaltou que Edison enfrentou um “momento polêmico” no Distrito Federal, empenhando-se para esclarecer dúvidas dos parlamentares acerca da privatização da CEB, ocorrida em 2020. A iniciativa privada assumiu a distribuição de energia para residências e empresas enquanto a CEB permaneceu responsável pela iluminação pública, nas ruas do DF. “O Edison conquistou os nossos corações aqui na Câmara Legislativa, o nosso respeito, o nosso carinho”, disse o parlamentar. “Essa Casa se engrandece apresentando este cidadão honorário”, afirmou Iolando.

 

A iniciativa da homenagem foi do deputado Iolando. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

O deputado Rogério Morro da Cruz classificou o título como “justo e necessário”. “O senhor é um amigo de Brasília. E nós, como representantes do Poder Legislativo, reconhecemos o teu esforço, a tua dedicação, o teu trabalho”, enalteceu o parlamentar. Ele agradeceu a atuação da CEB e da Neoenergia (empresa que assumiu a CEB Distribuição) na região administrativa de São Sebastião, nos setores Capão Comprido, Vila do Boa e Morro da Cruz, que agora recebem energia legalizada. “Isso é motivo de muita alegria, porque a iluminação traz segurança para a população do Distrito Federal”, avaliou.

O deputado Pepa destacou as melhorias na região de Planaltina e Arapoanga, principalmente na área rural. Ele lembrou que, no início do mandato, recebia frequentes ligações da população desses locais com relatos de falta de energia e pedidos para troca de lâmpadas. “Hoje não. Meu telefone não toca mais em relação a isso, porque nós estamos com 90% de Planaltina e Arapoanga com iluminação de LED”, contou Pepa.

Um dos projetos da CEB é colocar lâmpadas de LED em todo o DF, tecnologia com melhor capacidade de iluminação e eficiência energética e menores custos. “É um compromisso que nós temos, do governador Ibaneis e da governadora Celina, de colocar o Distrito Federal 100% em LED até o final do ano. A CEB hoje faz investimentos com recursos próprios, resultado de uma empresa capitalizada e lucrativa”, afirmou Edison Garcia.

 

Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Ele agradeceu a todos os diretores, empregados e colaboradores da CEB. “Eu quero dividir esse título com todo o meu time CEB, porque eu não ganho ele sozinho”, disse o presidente da companhia. Garcia estendeu o agradecimento a todas as empresas e autarquias nas quais participou ao longo da vida, destacando a passagem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no ano de 2018.

“Tenho muito orgulho de ter presidido o INSS”, afirmou, emocionado. “A gente vê com muita tristeza uma autarquia de 30 mil servidores públicos dedicados ser envolvida em práticas criminosas [descontos indevidos em contracheques de aposentados e pensionistas]”, lamentou. Garcia contou que uma das principais conquistas de sua gestão foi aprimorar o aplicativo Meu INSS.

Além do INSS e da CEB, Garcia já esteve à frente da Advocacia Geral da União (AGU), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Imprensa Nacional, do Iate Clube de Brasília, entre várias outras instituições. Ele é advogado, especialista em mercado de capitais, e procurador federal aposentado. Nasceu no Mato Grosso do Sul, mas veio para Brasília com um ano de idade, onde cresceu na 105 Sul. O título de cidadão honorário é uma honraria concedida pela Câmara Legislativa a pessoas que nasceram fora de Brasília e prestaram relevantes serviços à população do DF.

 

O novo cidadão honorário, Edison Garcia. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Outras autoridades que compuseram a mesa de honra da solenidade foram o presidente do Tribunal de Contas do DF, desembargador Manoel de Andrade; o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian; o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro; a secretária-executiva de gestão estratégica da Secretaria de Governo do DF, Sueli de Sousa; e o administrador regional de Ceilândia, Dilson Almeida.

A cerimônia completa pode ser assistida no YouTube da TV Câmara Distrital.

Acesse aqui as fotos da solenidade.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -