- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCLDFGrupos de defesa dos direitos das pessoas idosas participam de reunião da...

Grupos de defesa dos direitos das pessoas idosas participam de reunião da CAS

A presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa, deputada Dayse Amarillo (PSB) saudou a participação, na manhã desta quarta-feira (13), de representantes do Fórum Distrital dos Direitos das Pessoas Idosas, Associação dos Idosos de Taguatinga, SESC, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas Sociais da Universidade de Brasília (UnB) e Grupo de Envelhecimento Saudável e Participativo da UnB. 

Eles apresentaram as pautas debatidas na Conferência Livre em Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, que ocorreu em junho, como o direito à convivência, a construção de uma sociedade do cuidado e o direito de envelhecer com dignidade e participação social.

Cosette Castro, do grupo Filhas da Mãe, reivindicou a efetividade da Lei 6926/2021, da CLDF, que institui a política distrital para prevenção, tratamento e apoio às pessoas com Alzheimer e outras demências, aos seus familiares e aos cuidadores. Pelo Fórum Distrital dos Direitos das Pessoas Idosas, Jairo de Souza pleiteou prioridade orçamentária para a causa. 

 

 

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Idosas da Câmara Legislativa, o deputado Martins Machado (Republicanos) disse que, no próximo mês, haverá diversas ações em prol do segmento, em parceria com o Executivo. 
 

Inclusão digital

Sobre o tema, a CAS aprovou hoje (13) o PL 1809/2021, do deputado Robério Negreiros (PSD), que institui o programa de incentivo à inclusão digital, por intermédio de assessoria gratuita em informática, para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.  

 

 

O relator da matéria, deputado Max Maciel (PSOL), observou que essa faixa etária está, cada vez mais, ativa e participativa. Ele acrescentou que Brasília será a unidade da federação com maior número de pessoas idosas nos próximos vinte anos, ao pontuar que a sociedade precisa se preparar para essa realidade e garantir acessibilidade e inclusão ao segmento.

A deputada Dayse Amarilio também argumentou a favor da matéria, que segue, agora, para análise das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).

Participaram da reunião, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, os deputados Dayse Amarilio (PSB), Max Maciel (PSOL), Martins Machado (Republicanos) e João Cardoso (Avante).
 

Fonte: Agência CLDF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -