- PUBLICIDADE -
InícioGoiásCaiado participa do encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, em Formosa

Caiado participa do encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, em Formosa

Em mais um marco de fé, cultura e tradição popular, o município de Formosa, na região do Entorno do Distrito Federal, encerrou a Festa do Divino Espírito Santo em 2022. A missa de Pentecostes, um dos pontos altos da festividade, teve a participação do governador Ronaldo Caiado, na noite deste domingo (05). Conduzida pelo bispo diocesano Dom Adair José, a celebração religiosa reuniu uma multidão de devotos na Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Caiado destacou o simbolismo da celebração religiosa e o envolvimento dos moradores. “Tenho passado por vários municípios e vejo aqui um trabalho especial da paróquia, a presença maciça da população nesta Festa do Divino Espírito Santo. Hoje vocês viram 12 casais disputando para serem imperadores e imperatrizes. Isso é um sinal muito positivo para os cristãos”, afirmou.

O evento é um dos mais importantes do calendário de Formosa. A primeira edição foi realizada no ano de 1838, após publicação da Lei Provincial de Goiás, que criou a Festa do Divino no então Arraial dos Couros. “Esta Festa tão bonita, que já ultrapassa um século, vem sendo trabalhada e purificada pela Igreja, para chegar aos moldes que estamos: uma festa sóbria com um caráter profundamente evangelizador e celebrativo”, afirmou o bispo diocesano Dom Adair José.

A programação começou no dia 27 de maio e também incluiu uma agenda social, com apresentações artísticas, bingos e leilões. A missa em Formosa foi a segunda celebração de Pentecostes que o governador Ronaldo Caiado participou neste domingo. A primeira foi realizada no município de Jaraguá pela manhã. De acordo com o ritual católico, essa tradição comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e acontece 50 dias após o Domingo de Páscoa, o que corresponde ao dia de Pentecostes. O principal símbolo da festa é uma pomba branca, que representa o Divino Espírito Santo. 

Estiveram presentes o deputado federal Delegado Waldir; o deputado estadual Tião Caroço; o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna Braga Filho; o ex-deputado federal Alexandre Baldy; o prefeito de Formosa, Gustavo Marques; e o prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário de Sousa. 

Fonte: Secom – Governo de Goiás

 

Fonte: Portal Goiás

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -