- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCâmara dos DeputadosGovernança da zona costeira brasileira é tema de debate em comissão

Governança da zona costeira brasileira é tema de debate em comissão

06/06/2022 – 09:40  

Pedro Bolle/USP Imagens

Gestão de zona costeira é complexa e precisa ser integrada

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (9) a governança da zona costeira brasileira. O deputado Nilto Tatto (PT-SP), que propôs o debate, explica que a zona costeira brasileira está submetida a diferentes usos, atividades, instituições e políticas públicas que se relacionam com o território. Ele lembra que gestão é complexa e demanda uma estratégia de ação articulada e integrada com diferentes setores econômicos.

“A intensificação do crescimento populacional junto à costa brasileira, a ampliação e diversificação das áreas industriais, os impactos induzidos no litoral por múltiplas atividades antrópicas, as intervenções de defesa costeira, o grande crescimento do turismo de sol e praia, as mudanças climáticas em curso e a elevação do nível médio do mar converteram a faixa litoral numa zona de grande complexidade, problemas e conflitos, tornando os processos de gestão e governança na faixa costeira um dos maiores desafios”, destaca Nilto Tatto.

Para o parlamentar, integração de políticas públicas ambientais, urbanas e setoriais por meio dos seus princípios, diretrizes e objetivos constitui-se em um dos principais desafios de gestão e governança para os municípios costeiros brasileiros.

Foram convidados:
– o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite;
– o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida;
– o ministro do  Turismo, Carlos Brito;
– a secretária da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fabiana Rodopoulos; e
– o secretário de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund.

A reunião será realizada às 14 horas, no plenário 2. O público pode acompanhar o debate e participar da discussão pela internet. 

Da Redação – RL

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -