- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaExecutivoPresidente da República, Jair Bolsonaro, discursa na segunda Sessão Plenária da IX...

Presidente da República, Jair Bolsonaro, discursa na segunda Sessão Plenária da IX Cúpula das Américas

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, discursou, nesta sexta-feira (10/06), na segunda Sessão Plenária da IX Cúpula das Américas que ocorre em Los Angeles, Estados Unidos, e tratou de temas como integração das Américas, preservação ambiental e produção de energias limpas.

A Cúpula das Américas é um importante foro de diálogo político que reúne chefes de Estado e de Governo dos países das Américas. O Presidente Jair Bolsonaro afirmou que o evento é uma oportunidade para tratar dos desafios pós-crise sanitária da Covid-19, do desenvolvimento sustentável, da transição energética, da transformação digital, da imigração, da democracia e dos direitos humanos.

No discurso aos líderes, ele destacou os esforços brasileiros em favor da preservação ambiental, afirmando que o Brasil é um dos países que mais preserva o meio ambiente e as florestas e tem a matriz energética mais limpa e diversificada do mundo.

Ressaltou que o Brasil alimenta um bilhão de pessoas e garante a segurança alimentar de um sexto da população mundial, sendo uma potência agrícola sustentável. Segundo o Presidente Jair Bolsonaro, o Brasil não precisa da região amazônica para expandir o agronegócio. Ele citou dados de que, somente no bioma amazônico, 84% da floresta está intacta.

O Presidente Jair Bolsonaro disse, ainda, aos presentes que o Brasil é pioneiro na transição energética e 85% da energia gerada no país vem de fontes renováveis.

Esta edição da Cúpula das Américas é organizada e presidida pelos Estados Unidos e tem como tema a “Construção de um futuro Sustentável, Resiliente e Equitativo”. Nas discussões foram abordados assuntos relacionados à política, crescimento econômico sustentável, energia limpa, meio ambiente, desenvolvimento social e governança democrática.

Após as discussões, os chefes de Estado e de Governo deverão adotar cinco compromissos políticos, como resultado da Cúpula, que são: Plano de ação sobre saúde e resiliência nas Américas, Nosso futuro sustentável e verde, Acelerando a transição para a energia limpa, Agenda regional sobre transformação digital e Plano de ação interamericano sobre governança democrática.

Aos demais líderes de países, o Presidente Jair Bolsonaro deixou uma mensagem de compromisso do Brasil com a integração das Américas afirmando que, durante seu Governo, o país se manteve presente nos fóruns hemisféricos e regionais trabalhando pela democracia, pela liberdade e prosperidades econômica e social.

Participação do Brasil na Cúpula

Na quinta-feira (09/06), o Presidente Jair Bolsonaro participou da sessão plenária de abertura da IX Cúpula das Américas. Em seguida, reuniu-se com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O Presidente Jair Bolsonaro expressou ao mandatário norte-americano o desejo brasileiro de seguir trabalhando com os Estados Unidos em prol dos valores democráticos no hemisfério, em linha com os compromissos assumidos no âmbito regional. 

Os dois líderes enfatizaram o papel da cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos na busca de soluções para desafios como a segurança alimentar, a transição energética e o desenvolvimento sustentável. Ressaltaram a importante cooperação bilateral no enfrentamento da crise sanitária da Covid-19 e os esforços conjuntos na área humanitária, em especial no acolhimento de refugiados.

Fonte: Acompanhe o Planalto – Notícias

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -